Biografia

6 min read
0
1

Desde cedo tive em meus pais um exemplo. Presidente do Sindicato dos Rodoviários, meu pai me levava às reuniões e panfletagens na entrada das fábricas desde meus 11 anos. Sem estudo, mas com muita dedicação, responsabilidade e vontade de mudança, vi em meu pai a síntese do trabalhador brasileiro e a partir daí me formei ideologicamente na luta por mais direitos e justiça social. Encontrei na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e no Partido dos Trabalhadores (PT), ferramentas fundamentais para estas mudanças e construção de um país mais justo.

Estar inserido nesse processo mudou minha percepção da sociedade. Minhas aulas de história e sociologia pareciam ficar mais interessantes, os jornais ganharam outro significado, a cidade, os trabalhadores, nosso país e continente. Tudo se transformou aos meus olhos, ainda jovens, mas já com o sonho da mudança.

Participei da campanha do presidente Lula em 2002, uma época de muito aprendizado e que ficou marcada como um dos momentos mais importantes de nossa democracia recente: a vitória de um metalúrgico, de um trabalhador de origem humilde, nordestino, à presidência da república. Foi o ano em que me formei Técnico em Informática. No ano seguinte, comecei a trabalhar na Prefeitura de Santo André, onde passei pelas secretarias de Saúde e Planejamento. Foi nesta última que participei do projeto “Rede de Cidadania”, onde dei aulas sobre Software Livre, mais um campo de luta por uma sociedade mais democrática. Foi a partir daí que tive a oportunidade de conhecer melhor nossa cidade de Santo André, seus problemas e desafios. Foi neste período que atuei como Secretário de Juventude do PT e membro da executiva do Partido.

Foi também em 2003 que me convidaram para trabalhar com participação popular no departamento de planejamento participativo. Função que desempenhei até abril de 2008. Foi depois desta experiência que fui para a assessoria da presidência da Câmara, onde fiquei até 2009, quando sai para trabalhar na coordenação da campanha do então candidato a deputado estadual Carlos Grana. Depois de sua vitória, passei a trabalhar no seu mandato.

A experiência na Câmara de Vereadores de Santo André e como assessor do deputado Carlos Grana me deu uma boa dimensão do funcionamento do legislativo, da relação entre poderes e da importante tarefa de legislar e fiscalizar, além de ter contato com as leis que regem o município e o estado.

Foi no mandato do Deputado Carlos Grana que participei da Frente Parlamentar de Meio Ambiente e de Qualificação Profissional, além de trabalhar na coleta de assinaturas para a implementação do Bilhete Único. Quando o deputado decidiu concorrer à prefeitura de Santo André fui convidado para participar de sua campanha e, depois de sua vitória, assumi a secretaria de governo como Assessor de Relações Comunitárias. De lá fui para a Assessoria Especial de Gabinete e por último atuei como Secretário Adjunto de Governo, antes de ir para o mandato do deputado Vicente Candido, onde trabalho atualmente.

Hoje, cursando o último ano de Gestão Pública, com 32 anos de idade e morador da Vila Helena, onde cresci, sou casado com a Aline e pai de três filhos lindos: Willians, com 11 anos, David, com 5 e Giovana, com 4.

Quer mais assuntos assim?

Receba nosso boletim direto para sua caixa de entrada!

Não se preocupe, nós não enviamos spam

Carregar mais notícias
Load More In Blog do Willians

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja

Vereadores se reúnem para debater mudanças na Lei Orgânica da Cidade

A Comissão de Assuntos Relevantes que visa a elaboração e apreciação de estudos referentes…