Home Blog do Willians Hoje é dia de luta! Parabéns a todas as mulheres

Hoje é dia de luta! Parabéns a todas as mulheres

7 min read
0
0

O Dia Internacional da Mulher é hoje uma data reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas, mas sua trajetória até esse reconhecimento foi marcada por diversas lutas no mundo todo, seja a manifestação com mais de 1500 mulheres nos EUA em 1908 ou a greve que parou 500 fábricas têxteis no mesmo país em 1909, seja o protesto com cerca de 90 mil operárias na Rússia de 1917 contra o então Czar Nicolau II. Porém, somente em 1945, a ONU assinou o primeiro acordo internacional que assegurava os princípios de igualdade entre homens e mulheres, e em 1977 que o “8 de março” foi reconhecido oficialmente.
De lá para cá as mulheres ganharam muito espaço e hoje são protagonistas. Não por acaso o Governo Federal, quando pensou em políticas públicas de inclusão, teve nas mulheres seu foco principal: foi assim quando colocou em nome delas o cartão do Bolsa Família ou as casas do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o aumento de emprego e programas de incentivo ao pequeno e médio empreendedor também foram iniciativas importantes na consolidação da mulher como protagonista de sua história e desenvolvimento.

É evidente que ainda há muito que avançar, sobretudo no combate ao machismo, mas muito já foi feito. Hoje, a Secretaria de Política para as Mulheres (http://www.spm.gov.br/) desempenha importante papel na promoção a igualdade entre homens e mulheres e combate a todas as formas de preconceito e discriminação. A secretaria foi criada em 2003, no mandato do presidente Lula, mostrando a atenção do Partido dos Trabalhadores a essa causa.
Ciente da importância da promoção de igualdade e do enfrentamento à violência contra a mulher, ainda quando candidato, Carlos Grana se comprometeu em criar a Secretaria de Política para as Mulheres. Promessa que se concretizou quando Grana ganhou a Prefeitura de Santo André. Foi a Secretaria que criou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica, o “Vem Maria”, que tem por objetivo “prevenir e combater a violência, prestar assistência e garantir os direitos das mulheres em situação de violência na cidade, além de fortalecer o trabalho em rede”. Além disso, a Prefeitura oferece a Casa Abrigo Regional, um local de moradia que oferece atendimento integral para mulheres em situação de risco de morte iminente por motivo de violência doméstica. A gestão da Casa é feita pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, por meio do Conselho Gestor que tem representação das sete cidades da região.
Outra ação é o Programa de Equidade de Gênero, que atua para garantir a  autonomia e os direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional.
Por fim, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM –  tem a finalidade de “assegurar à mulher o exercício pleno de sua cidadania, estimulando a participação e integração no desenvolvimento social e nas atividades de cunho econômico, político e cultural da sociedade andreense”. 
Foi pensando na importância da data que a Prefeitura de Santo André desenvolveu um calendário especial para o mês da mulher, com diversas ações e atividades:
http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/agenda-do-mes-da-mulher  
Parabéns a todas as mulheres!

Quer mais assuntos assim?

Receba nosso boletim direto para sua caixa de entrada!

Não se preocupe, nós não enviamos spam

Carregar mais notícias
Load More In Blog do Willians

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja

Vereador Willians Bezerra encaminha pedidos da população para prefeitura

Compartilho nossas indicações das sessões ordinárias do mês de outubro atendendo as solici…