Home Blog do Willians Mandato em ação Vereador Willians Bezerra (PT) propõe título de cidadão andreense à Luiz Marinho

Vereador Willians Bezerra (PT) propõe título de cidadão andreense à Luiz Marinho

5 min read
0
1

O vereador Willians Bezerra (PT) protocolou Projeto de Decreto Legislativo que propõe a concessão do título de “Cidadão Honorário do Município de Santo André” ao Senhor Luiz Marinho.

Após aprovado pelos vereadores, a entrega do título será feita em Sessão Solene a realizar-se no plenário da Câmara Municipal de Santo André em data a ser designada no ano de 2018.

LUIZ MARINHO nasceu em Cosmorama em 20 de maio de 1959 e foi criado em Santa Rita do Oeste, ainda adolescente veio com a família para a Capital. Anos depois, foi morar em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Bacharel em direito, é casado com Nilza de Oliveira e tem dois filhos. Em julho de 1978 foi contratado para trabalhar na seção de pintura da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), onde também começou sua carreira sindical como membro da CIPA, cargo para o qual foi reeleito na gestão seguinte.

Em 1984 foi eleito tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Como sindicalista e negociador suas principais ações sindicais estão nas campanhas contra as demissões no setor automotivo em 1998, entre elas, no protelamento e diminuição em 10 mil cortes anunciados pela Volks e 2 800 da Ford.

Em 2002 foi candidato a vice-governador do Estado de São Paulo, na chapa encabeçada por José Genoino, do Partido dos Trabalhadores. Em 7 de junho de 2003 foi eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), quinta maior central sindical do mundo, durante o 8º Concut – Congresso Nacional da CUT, com 74% dos votos dos delegados presentes.

Entre 2003 e 2004 foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), responsável, entre outros projetos, pelos estudos que orientaram os investimentos oficiais no crédito à agricultura familiar.

Como presidente nacional da CUT, entre outras iniciativas, conduziu as negociações voltadas para a implantação do crédito consignado – fator estratégico na expansão no barateamento do crédito para os trabalhadores.

Entre os reconhecimentos públicos, coleciona o Prêmio Destaque do Ano de 1999, concedido pela revista Livre Mercado.  Luiz Marinho foi apontado pela CNN-Time como uma das 50 lideranças latino-americanas para o novo milênio, em função da sua negociação com a Volks que evitou a demissão de 10 mil trabalhadores.

Em 12 de julho de 2005 assumiu o Ministério do Trabalho, no lugar do seu companheiro de partido, Ricardo Berzoini, e comandou uma negociação histórica com representantes de todas as centrais sindicais para definir o valor do salário mínimo de 2006. Em 29 de março de 2007 assumiu o Ministério da Previdência Social.

Foi eleito e reeleito prefeito de São Bernardo do Campo e implementou políticas importantes em todas as áreas. Na Habitação foram 4956 novas moradias, na Saúde foram 9 UPAs, 32 UBSs, na segurança, 400 câmeras de monitoramento, 7 CEUs, 22 EMEBs, 18 corredores de ônibus, 95 praças, dentre outras políticas.

Em 2017, Luiz Marinho, foi eleito presidente do diretório do PT paulista com 64% dos votos válidos.

Quer mais assuntos assim?

Receba nosso boletim direto para sua caixa de entrada!

Não se preocupe, nós não enviamos spam

Carregar mais notícias
Load More In Mandato em ação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja

Vereador Willians Bezerra encaminha pedidos da população para prefeitura

Compartilho nossas indicações das sessões ordinárias do mês de outubro atendendo as solici…